Tenho recebido manifestações de aprovação por ter transformado o Regulamento do 1º Campeonato Goiano de Autorama de Réplicas, da categoria SCX RX 42 - B em seu 2º torneio classificatório para a fase final denominada de Play off e com o título de Grid de Ouro, agora com a utilização de motores com preparação livre e obedecendo as especificações, ou seja, não se pode colocar outro par de imã que não seja o original, obrigatório manter a mesma caixa que envolve o motor podendo aliviá-la, substituir o induzido só por outro RX 42 - B, não pode re enrolar com fios de cobre com espessura mais grossa mas é permitido balancear, colocar rolamentos nos mancais do motor e do eixo de rodas, pneus e coroa, além de avançar o coletor. O piloto Solon, entusiasta de uma categoria Força Livre, é um dos mais empolgados com as alterações.
Penso que também a adoção da pontuação do Mundial de Fórmula Indy, mesmo sendo menos popular que a Fórmula Um, terá aceitação maior.
Entre os 03 pilotos assegurados para o Grid de Ouro, que reunirá outros 06 melhores colocados através da pontuação e outros 03 premiados pela regularidade e observando-se a totalização de pontos conquistados, tendo como critério de desempate o menor número de participações; todos selecionados no transcurso dos 03 torneios, cada um com 08 etapas, talvez o último com 10; 02 finalistas aprovaram o novo Regulamento. André Fleury, campeão da competição que abriu o campeonato já mostrou-se extremamente favorável, o mesmo acontecendo com o Durval J69 que foi o 2º colocado. Acho que o Sílvio Neto que ficou com o 3º lugar vai adorar, pois ele vai apostar que os Slot cars vão ficar muito mais rápidos de reta, perdendo na frenagem das curvas que graças a nova pintura texturizada da pista, deixou o piso abrasivo e com maior grip, permite reduções já em seu desenho, pode-se frear dentro das curvas, o que é um fator que favorece a quem tem um carro equilibrado e com desenvoltura nas retas, sem querer comparar com os de motor de livre preparação. Acho que ele vai apostar em um carro standart, como é comercializado, com pouquíssimas alterações no motor, isso analisando sua condução, a chamada pilotada.
A partir da próxima 3ª feira, oportunidade em que realizaremos a etapa de abertura do Free Cup SCX Turismo GT, prova inaugural da 2ª seletiva, não serão mais aceitos os chassis que anteriormente receberam cortes para adaptar o lado de funcionamento da coroa, pois o motor era invertido para explorar seu melhor rendimento no sentido contrário de sua montagem, facilmente detectado pelos aparelhos que medem a potência do motor em Rotações Por Minuto - rpm, experimentos feitos em meu laboratório, na oficina da loja da Mister JACK.
Tudo seria ainda mais radical, mas encontrei resistência por parte do companheiro Enorê, emérito defensor dos frascos e comprimidos, melhor, pensa no esporte de uma forma mais abrangente, macro. Ele alertou quanto aos custos de se permitir um motor SCX PRO de 25.000rpm todo preparado e se com essa iniciativa estaríamos formando pilotos sem execrar a essência da réplica. Argumentou que uma caixa de motor RX 42 - B com induzido de 23.000rpm, SCX Speed, teria em muito seu valor majorado, De qualquer maneira me serviu de consciência crítica e sua contra argumentação foi suficiente para que racionalizasse sobre esses riscos, custos.
Quero agradecer publicamente ao piloto e colaborador Sílvio Neto, o qual mesmo estando de repouso por prescrição médica, crise de nervo ciático e hérnia de disco, liderou e tomou a frente de uma pesquisa sobre as alterações que o Regulamento deveria sofrer, mas como infelizmente os pilotos não se pronunciaram, senti a necessidade de impor nessas circunstâncias, amparado pelo conhecimento do Enorê em legislação esportiva, o qual relutou em colaborar desta feita, haja vista, as infundadas criticas pela redação do 1º Regulamento, diga-se de passagem, cercava todas as possibilidades de fraude. Ele não me contou, mas fiquei sabendo que tem gente que criticou o texto escorreito de dúvidas "em detrimento as questões técnicas", outros queriam somente 03 linhas, insatisfeitos apelaram para mudanças equivocadas, como por exemplo, no texto sobre a liberação do conjunto eixo, rodas e pneus, queriam acrescentar, "condicionado a comunicação oficial ao Diretor de Prova e também ao aos comissários". Convenhamos, essa é de impressionar qualquer leigo no assunto de regulamento desportivo, pois se está liberado por que da comunicação, não é mesmo?
Pode parecer estranho mudar um Regulamento em pleno campeonato, mas foi a maneira que encontrei para evitar fraudes, sem macular a competitividade, incrementar as corridas dessa categoria e afastar as dúvidas sobre a minha honestidade, uma vez que, reprovei um automodelo de fenda que eu mesmo preparei e que estava com induzido de outra especificação, que não a SCX RX 42 - B. Ao invés de pesar em favor da minha reputação, teve quem deu outra interpretação. Mas isso é passado por mais que tenha me magoado.
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